I CONCITEC

COLÓQUIO INTERNACIONAL EM CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO (INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONVERGENCE IN INFORMATION SCIENCE,TECHNOLOGY AND EDUCATION).


Entre em contato conosco: conferenceconcitec@gmail.com
Também no site da UFS: I CONCITEC

Com a evolução das tecnologias, as áreas da Ciência da Informação, Educação e Sistemas de Informação têm perpassado por grandes transformações. O desenvolvimento de plataformas permite o intercambio de informações e, em paralelo, a ampliação de recursos que proporcionam acesso a conteúdos digitais.

Os atuais questionamentos de estudantes, pesquisadores e profissionais, dos campos que envolvem essas áreas, vislumbram avanços relacionados às inovações no ambiente de trabalho e às competências necessárias para interagir em novos ambientes. É preciso alcançar e interagir com um quantitativo cada vez mais amplo de potenciais leitores, educandos e multiplicadores para comungar com o atual paradigma de disseminação, convergência e apropriação de conteúdos informacionais. O contexto social contemporâneo se configura a partir das tecnologias de informação e comunicação (TIC), sendo sua apropriação pelos sujeitos envolvidos nas atividades de cunho acadêmico e profissional.

E é com base neste movimento que objetivamos desenvolver a 1st International Conference on Convergence in Information Science, Tecnology and Education (CONCITEC), que acontecerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no período de 11 a 15 de março de 2016.

Trata-se de um evento anual e itinerante, com discussões latentes e relevantes, visando debates com pesquisadores e especialistas sobre as temáticas que envolvem os temas convergentes entre Ciência da Informação, Educação, Sistemas de Informação e Gestão, reunindo acadêmicos e profissionais envolvidos com gestão, tecnologia e inclusão social.

As comunicações apresentadas serão disponibilizadas na plataforma do 1st CONCITEC. O conteúdo das palestras e dos trabalhos trabalhos de maior destaque serão publicados na Revista Convergência em Ciências da Informação (ConCI). Espera-se a presença de especialistas, professores e pesquisadores nacionais e do exterior.

O 1st CONCITEC também contará com eventos simultâneos que acontecerão no campus de São Cristovão (SE) e em Lauro de Freitas (BA). Estas subações envolvem um Workshop de Prezzi na Educação, Minicurso Introdução a Lógica de Programação, Minicurso Uso dos APPs na Educação. Além do certificado de participação no evento, os interessados receberão certificação pela participação nestes eventos simultâneos.

Certificados do Ist CONCITEC:
https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
Fan Page do CONCITEC no Facebook:
E-book do Ist CONCITEC disponível na Amazon:
Anais do Ist CONCITEC (em PDF):
Programação do evento:
Datas importantes:

Solicite o seu certificado do I CONCITEC (nome completo):


foxyform


1st CONCITEC: 11 de março a 15 de março de 2016
Submissão de Artigos: 27 de novembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016
Inscrição em minicursos: até 11 de março, 2016
Notificação aos autores: 1 de março de 2016
Inscrições para autores: 27 de novembro de 2015 até 07 de março de 2016.



TRABALHOS PUBLICADOS POR GT - I CONCITEC



GT 1- Gestão da Informação e Documentação

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING E SUAS ESTRATÉGIAS NA PROMOÇÃO  AS UNIDADES DE INFORMAÇÃO E DO PROFISSIONAL ARQUIVISTA - Ronys Berto Laurentino; Maria Meriane Vieira rocha; Kênia Leandra Ferreira Alves.
Palavra-chave: Arquivo. Marketing. Arquivista. Unidades de Informação. Gestor da Informação.  

ENSINO A DISTÂNCIA E O ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: discussões sobre o panorama atual - Márcia Ivo Braz; Karla Oliveira Andrade.
Palavras-chave: Educação à distância – Biblioteconomia. Tecnologia de Informação. Biblioteconomia- ensino a distância, pesquisa descritiva, Instituição. 

A LACUNA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SERGIPANAS NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO PARA CUSTÓDIA DE FONTES PRIMÁRIAS E OBRAS RARAS - Shirley dos Santos Ferreira; Glêyse Santos Santana; Valéria Aparecida Bari.
 Palavras-chave: Políticas públicas, Informação documental. Obras raras. Tratamento Documental, Tecnologia, Unidades de Informação, Arquivos Públicos, Arquivos privados, Acervos privados.

BIBLIOTECA DIGITAL PARA CRIANÇAS E COMPETÊNCIA INFORMACIONAL INFANTANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - Niliane Cunha de Aguiar.
Palavras-chave: Biblioteca Digital. Crianças. Competência Informacional Infantil. Internacional Children’s Digital Library – ICDL, Biblioteca tradicional.

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA GERENCIAL DE ACORDO COM OS REQUISITOS MOREQ DE PESQUISA, RECUPERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO – Camila Conceição Barreto Vieira; Débora Cristina Dos Santos; Rafaela Pereira dos Santos; Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes.
Palavras- chave: Gerenciamento Eletrônico de Documento, Recuperação Informacional, Doctor Vet, Informação.

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, FILOSOFIA E CONSCIÊNCIA: uma breve descrição e aproximação - Ingrid Fabiana de Jesus Silva.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Filosofia. Consciência. Conhecimento.

EDITORAS UNIVERSITÁRIAS E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: relato de     visita técnica à EDUFS - Amanda Santana dos Santos; Flaviana de Oliveira Santos;
Ludmila Silva de Oliveira; Tamires Steffany de Lima; Martha Suzana Cabral Nunes.
 Palavras- chave: Biblioteconomia. Comunicação científica. CAPES. Difusão do conhecimento. Editora universitária. Produção cientifica.

ELABORAÇÃO DO BANCO DE DADOS DIGITALCORPUS DIACRÔNICO DO PORTUGUÊS SERGIPANO – Renata Ferreira Costa
Palavras-chave: Filologia. Lingüística de Corpus. Corpus Diacrônico. Banco de Dados. Lingüística Histórica.

A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA NO ESTADO DE SERGIPE E SEUS REFLEXOS NA REALIDADE DO ARQUIVO PÚBLICO DE SERGIPE (APES) - Glêyse Santos Santana; Valéria Aparecida Bari; Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes.
 Palavras-chave: Arquivo público. Informação Pública. Políticas Públicas. – Arquivos.


GT 2 - Arquitetura e Segurança da Informação

COMPREENSÃO DE ELEMENTOS DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO EM WEBSITES DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS A PARTIR DAS DIRETRIZES GERAIS DO CONARQ - Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves;
Guilherme Ataíde Dias; Marckson Ferreira Roberto de Sousa.
Palavras- chave: Arquitetura da Informação. Instituições Arquivísticas. Websites. CONARQ.  


GT 3- Governo Eletrônico e Políticas de Informação

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E O PROCESSO EDUCACIONAL - Luís Carlos Batista de Jesus; Hildenise Ferreira Novo.
Palavras-chave: Avaliação da competência em informação. Avaliação educacional. Métodos de avaliação em competência em informação.

GOBIERNO Y GESTIÓN DE LAS TIC EN INSTITUCIONES EDUCATIVAS – Gabriel Cevallos Martínez; Edvaldo Couto.
Palavras-chave: Gestión escolar. Tecnologías. Instituciones educativas.

A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO PARA DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS NA ALDEIA MIRANDELA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACONAIS - Quércia Alencar da Silva Hermann; Barbara Coelho Neves.
 Palavras-chave: Educação Indígena, Doenças infecto-contagiosas, Políticas educacionais.


GT 4 - Inteligência Artificial e APPs para Unidades Infoeducacionais

UMA APLICAÇÃO MOBILE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA - Lucília Inês Andrade Gomes; Natan Felipe Carvalho de Brito.
Palavras-chave: Pedagogia, Elaboração do Banco, Tecnologia, inteligência Artificial, nível hierárquico, analise, reflexão.

A PESQUISA E A CIBECULTURA COMO FUNDAMENTOS PARA A DOCÊNCIA ONLINE - Quésia Damasceno Gomes da Silva; Quésia Alencar da silva Herrmann; Barbara Coelho Neves.
Palavras-chave: Design Thinking, Cibercultura, Educação, Inovação.


A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO LONGO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X, Y, Z: QUAIS OS FATORES VEM PROVOCANDO CONFLITOS, ENTRAVES E AVANÇOS, NO CONTEXTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR FRENTE A ESTA EVOLUÇÃO – Quésia   Damasceno Gomes da Silva; Barbara Coelho Neves.
Palavras-chave: Gerações, Tecnologia, Sociologia, arbitrariedade, Educação.


GT 5- Novas Perspectivas em Educação a Distância


EAD NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA – EMITEC - Lucília Inês Andrade Gomes Patrícia Silva Almeida.
Palavras-chave: Emitec. EAD. Formação docente. Educação do campo.

O IFS E O PROFUNCIONÁRIO: UMA PERPECTIVA DE UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SERGIPE. - Magna Cecilia Sobral Silva Anaclésia Maria Santos.
Palavras- chave: Pro funcionário. Educação à distância. Inclusão. Cursos técnicos. IFS.

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS - Simone Maria da Silva Rodrigues; Normandia
de Jesus Brayner dos Santos; Cleide Ane Barbosa da Cruz; Mário Jorge Campos dos Santos.
Palavras-chave: Ensino. Educação. Modernização.


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS - Jeane Rodella Assunção; Lucília Inês Andrade Gomes.
Palavras-chave: Educação à distância - Brasil. Educação à distância - Desafios. Tecnologias da Informação e Comunicação - Educação à distância.

SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADO COMO FATOR DE INOVAÇÃO: O CASO DA ESCOLA “X”, PARTICIPANTE DO PROJETO ALI EM SERGIPE – Diná Vieira de Matos; Gustavo Passos Fortes; Thiago Silva Conceição Meneses.
Palavras-chave: Inovação, Sistema de Gestão, Informação, Educação.


GT 6 - Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação aplicados á Educação, ensino e currículo

 
A IMPORTÂNCIA DAS TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Aldeci dos Santos; Carlos Alberto de Vasconcelos.
Palavras-chave: Educação á distância. Aprendizagem. Ambientes digitais.

FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE TÉCNICA EM SISTEMAS GAMIFICADOS - Cláudia Cardinale Nunes; Menezes Robelius De Bortoli.
Palavras-chave: Gamificação, Testes de Usabilidade, Usabilidade Pedagógica, Usabilidade Técnica.

                       
PARADOXOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RECURSOS, DOCENTES, ESCOLA E LIBRAS - Magna Cecilia Sobral
Silva.
Palavras- chave: Inclusão. Docente. Recursos. Deficiência auditiva.

ASPECTOS DA CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ARQUIVÍSTICA: CONCEITOS E DESAFIOS - Sandra Vieira Santos; Barbara Coelho Neves.
Palavras- chave: Classificação da Informação. Gestão da Informação. Informação Arquivística.

O MIDIÁTICO NA EDUCAÇÃO: UMA CULTURAL DIGITAL NA PEDAGOGIA PÓSMODERNA - Anaclécia Maria Santos; Magna Cecília Sobral Silva.
Palavras- chave: Era digital. Transformações tecnológicas. Conhecimento. Educação.

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O DEPÓSITO DE PATENTES NO BRASIL - Ainã Pinheiro Lisboa; Áurea Haiza Almeida Santos; Bruna Grazielly de Jesus Silva; Cleiton Rodrigues de Vasconcelos.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Tecnologia da informação e Educação. Educação. Patentes

BIBLIOTECA ESCOLAR: O DESAFIO DA LEITURA NA ERA DIGITAL - Karla Oliveira Andrade; Claudia Santana Santos; Maria Ocilene Santos.
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Leitura. Letramento digital. Mediação da leitura.

HOTEL URBANO: ESTRATÉGIAS DE MARCA ONLINE E OFFLINE - Nayara Amaral Araújo; Jackson de Souza; Madianne Clemildes de Souza Nunes; Sebastião Brito Costa Oliveira; Matheus Pereira Mattos Felizola.
Palavras-chave: Hotel Urbano. Turismo online. Internet. Branding.

O USO DA GEOTECNOLOGIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR – Tamires Aparecida Batista de Oliveira; Kleber Firpo Prado Valença; Edilsa Oliveira dos Santos; Moisés Santos de Menezes.
Palavras-chave: Educação. Espaço escolar. Inclusão. Tecnologia.

TECNOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA LOUSA DIGITAL NA ESCOLA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA - Simone Maria Rodrigues da Silva; Normandia de Jesus Brayner dos Santos; Cleide Ane Barbosa da Cruz; Ana Eleonora Almeida Paixão.
Palavras-chave: Lousa digital. Prospecção Tecnológica. Tecnologia.

O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE UM CONJUNTO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE (RMER) - Taciana Soares da Silva; Fábio Mascarenhas; Silva Natanael Vitor Sobral; Danielle Karla Martins da Silva.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Recursos Informacionais.
Práticas Docentes. Tecnologia Educacional. Rede Municipal de Ensino do Recife.

VOZES BIBLIOTECÁRIAS NAS REDES: O PERFIL EDUCATIVO DO BIBLIOTECÁRIO - Regina Oliveira de Almeida.
Palavras-chave: Letramento informacional. Competência informacional. Bibliotecário
educador. Biblioteca universitária. Bibliotecários de universidades.

GT 7- Tecnologia e Inclusão Social

DOCÊNCIA VIRTUAL, PERFIL DO PROFESSOR E TIPOS DE PARTICIPAÇÕES VIRTUAIS - Gabriel Cevallos Martínez; Edvaldo Couto.
Palavras-chave: Docência. Tecnologias. Virtual.

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE LAGOINHAS- BA - Maria José C. Barros Conceição.
Palavras-chave: Dislexia, legislação, equipe pedagógica, escola pública. 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA CIDADE DE ALAGOINHAS BAHIA - Dorian Oliveira.
Palavras-chave: educação; inclusão; formação de professores.

RECURSO PEDAGÓGICO VISUAL IMAGÉTICO: OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARASURDO - Iraudice Madalena da Silva Nunes.
Palavras-chave: Surdez. Experiência Visual. Educação Bilíngue. Recurso Pedagógico Visual Imagético.